Livro ensina bê-á-bá de finanças para os mais novos

Da autoria do economista João César das Neves e publicado pela Texto Editores

O capitalismo, a instabilidade e a usura são as três maldições das Finanças, escreveu o economista João César das Neves em "O meu livro de Finanças", um bê-á-bá para jovens e crianças sobre dinheiro e poupança.
Editado pela Texto Editores com ilustrações de Tiago Albuquerque, o livro apresenta os princípios básicos das Finanças numa linguagem para crianças a rondar os dez anos, mas o autor acredita que servirá também para os adultos.
"Eu acho que há muito interesse neste momento. Duvido que as crianças tenham. É um livro que os pais querem que as crianças leiam, que talvez os pais leiam, que duvido que as crianças queiram ler", admitiu o autor à Lusa.
Ao longo de mais de 60 páginas, João César das Neves explica o que é "o milagre das Finanças", onde a "substância fundamental" é sempre a "confiança".
O autor explica o que é moeda, entesouramento, juros, dívidas, capital, lucro, investimento e que os bancos são entidades que se colocam "entre as pessoas que têm mealheiros cheios e as pessoas que têm mealheiros vazios".
Para o economista, as crianças não precisam ter uma educação económica desde cedo, mas "quando têm essas dúvidas, que se explique com fundamento e não se invente".
"O meu livro de Finanças" é o segundo que João César das Neves publica numa coleção da Texto Editores na qual editou em 2009 "O meu livro de Economia".
27 de Abril de 2011

Comentários