De acordo com o site www.prevenirameningite.pt, a cada 8 minutos a doença invasiva meningocócica mata uma pessoa no mundo. Os sinais e sintomas da doença são semelhantes ao de uma gripe, e no que toca às crianças estas podem sentir sonolência, falta de apetite, febre, náuseas, vómitos, entre outros. As sequelas deixadas pela meningite podem ter consequências graves e irreversíveis, com repercussão significativa a nível pessoal, escolar e profissional. Daí o alerta de que a vacina é a forma mais eficaz de prevenir a doença.

Em Portugal, o grupo de meningococos predominante foi o B, apresentando uma tendência crescente entre 2003 e 2012. Os dados recolhidos, de acordo com o mesmo site, mostram que a doença tem o seu pico aos 6 meses de idade.

A exposição fotográfica #WinForMeningitis, que antecipa o Dia Mundial da Meningite, a 24 de abril, é composta por seis fotografias de atletas Paralímpicos de classe internacional, todos sobreviventes de meningite, em contraste com bebés saudáveis, e todos pela lente da australiana Anne Geddes, uma das mais conceituadas fotógrafas de crianças e ativista pelos direitos das mesmas.

A representar Portugal está Lenine Cunha, atleta de salto em cumprimento, que contraiu doença meningocócica aos quatro anos. Sobreviveu, mas sofreu perda total de memória, perda de audição, de fala e parte da visão do lado esquerdo. A mãe encorajou-o a praticar desporto a partir dos seis, e aos 15 anos era atleta de elite. Ganhou, recentemente, 5 medalhas, registando já 188 medalhas internacionais, sendo o atleta com mais medalhas no mundo em desportos como o salto triplo e pentatlo.

Além de Portugal, a exposição integra fotografias de atletas do Canadá (Madison Wilson Walker), Brasil (Suélen Marcheski de Oliveira), Itália (Beatrice Vio) e Estados Unidos (Nick Springer e Jamie Schanbaum), todas pela lente da australiana Anne Geddes, uma das mais conceituadas fotógrafas de crianças e ativista pelos direitos das mesmas.

Lisboa acolhe a exposição até ao dia 25 de abril, depois das fotografias terem sido exibidas num ecrã gigante em Times Square, Nova Iorque.

Com a assinatura “Prevenir a Meningite. Proteger o Futuro”, a campanha de sensibilização da GSK declina-se também em Portugal e pretende alertar os pais para a importância da vacinação contra a meningite e inspirar os sobreviventes da doença.