Ler uma história à noite relacionada com Matemática melhora resultados escolares

Um estudo realizado pela Universidade de Chicago revela que se os pais lerem aos filhos uma história que contenha assuntos relacionados com a disciplina de Matemática, ajuda a melhor os resultados na escola

Um novo estudo realizado pela Universidade de Chicago, que envolveu cerca de 600 alunos da primária, colocou pais e filhos a interagir com a app Bedtime Math, uma história sobre Matemática que pais e filhos tiveram de trabalhar em conjunto para resolver. Inestigadores do estudo descobriram que quando os pais leram histórias curtas com problemas de Matemática numa base regular, os filhos tiveram melhores resultados na disciplina ao longo do ano letivo.

"Ler uma história à noite antes dos filhos dormirem é uma rotina que os pais têm, e incluir elementos de Matemática faz com que as crianças percebam que a disciplina tem um propósito", revela  Susan Levine, co-autora do estudo.

De um modo geral, falar de Matemática com as crianças, desde números a formas, desempenha um papel fundamental na obtenção de resultados positivos na disciplina.

Os pais que de uma forma regular mantém conversas com os filhos onde a Matemática está incluída, como por exemplo "se tiveres duas bolachas na mão e eu te der mais uma, com quantas ficas?", são impulsionadores para que crianças da primária desenvolvam o raciocínio e conseguim mais facilmente resolver problemas, demonstrou o estudo.

Outra das conclusões dos investigadores é que mesmo que os pais não leiam uma história relacionada com números todas as noites mas uma vez por semana, as crianças conseguiram obter igualmente bons resultados.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários