Jovens portugueses participam no Campeonato Internacional de Futsal para Pessoas com Diabetes

Ao todo, participam 16 equipas europeias

Após o segundo lugar arrecadado em 2013, Portugal volta a participar no Dia Euro - Campeonato Internacional de Futsal para Pessoas com Diabetes, entre 1 e 5 de Setembro, em Balatonfüred, na Hungria, com o propósito de desmistificar o desporto na diabetes.

 

Ao longo do ano, por entre vários jogos e treinos, foram recrutados 10 jogadores, da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) e do Núcleo Jovem da APDP (NJA), para representar Portugal no DiaEuro 2014.

 

A equipa de jovens com diabetes conta com as orientações do treinador Paulo Gonçalves e a colaboração do enfermeiro Manuel Cardoso. A participação de Portugal no Dia Euro contou, ainda, com o apoio de várias empresas da indústria farmacêutica.

 

“A participação neste campeonato é o culminar de uma época de esforço e motivação, onde teremos oportunidade de representar o nosso País numa competição internacional”, refere Carlos Neves, presidente da AJDP.

 

Ao todo são 16 equipas europeias: Hungria, Portugal, Bélgica, Roménia, Itália, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Rússia, Ucrânia, Bulgária, Chipre, Croácia, Cazaquistão, Polónia e Uzbequistão, que apesar de estarem em competição, se juntam com o objectivo comum de inspirar um estilo de vida saudável e envolver os jovens em movimentos pela diabetes.

 

Carlos Neves acredita que “o DiaEuro 2014 é um excelente veículo para desmistificar os estigmas associados à diabetes, particularmente na prática de desporto de competição”.

 

“O desporto traz muitos benefícios aos jovens com diabetes. No que concerne à saúde, contribui para um estilo de vida saudável - na diabetes Tipo 1 aumenta a eficácia da insulina e na diabetes tipo 2 contribui para o aumento do controlo da doença. A nível social, a actividade física, como o futsal, estimula o trabalho em equipa e coloca desafios que constroem a autoconfiança”, esclarece o presidente da AJDP.

 

Alexandra Costa, Coordenadora do NJA expõe que "A participação neste evento é fundamental para mostrar que a diabetes não é uma barreira mas sim uma motivação para alcançar os nossos sonhos".

 

Por SAPO Saúde

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários