Um estudo realizado no Reino Unido sugere que os jovens que são mais populares na escola tendem também a ganhar mais dinheiro quando adultos, divulga a BBC.
A pesquisa, realizada no Instituto de Pesquisas Sociais e Económicas da Universidade de Essex, analisou dados recolhidos no Estado de Wisconsin, Estados Unidos, com informações sobre as carreiras de voluntários durante 35 anos. Inicialmente, em 1957, os adolescentes tiveram de nomear três melhores amigos na escola.
Os cientistas então classificaram como populares os alunos mais citados e como mais sociáveis aqueles que citavam três amigos. Depois, ao analisarem os salários desses mesmos voluntários ao longo dos anos, os investigadores verificaram que a sociabilidade não tinha impacto, mas a popularidade sim.
Segundo o estudo, os 50 jovens mais populares chegaram a apresentar uma diferença salarial de 10% a mais quando adultos em relação ao resto dos jovens.
Segundo Steve Pudney, um dos coordenadores da pesquisa, a descoberta enfatiza a importância crucial do desenvolvimento das habilidades sociais ainda na infância como base para o sucesso financeiro na vida adulta.
«O local de trabalho é um ambiente social, onde as pessoas têm que conviver umas com as outras e trabalhar em equipas», disse o coordenador à BBC. A pesquisa mostrou ainda que o ambiente familiar e o tamanho e tipo de escola também têm um papel significativo na formação das amizades.
Porém, Pudney reconheceu que a inteligência e o grau de escolaridade do indivíduo têm um impacto muito maior nos salários do que a sociabilidade.
04 de Março de 2009
Veja ainda: Jovens divulgam comportamentos de risco no MySpace
“Copos – quem decide és tu”
Jovens alertados para os malefícios do álcool e drogas
Pequeno Guia da Sexualidade Masculina
Pequeno Guia da Sexualidade Feminina