Jazz ao Centro cria orquestra para estimular nas crianças o gosto pela música

O objetivo passa por estimular a curiosidade e o interesse pela música dos mais pequenos

O Jazz ao Centro Clube de Coimbra anunciou hoje a constituição de uma Orquestra dos Pequenos Improvisadores, constituída por 20 crianças dos seis aos 10 anos, com o objetivo de estimular a curiosidade e o interesse pela música.

 

"Trata-se de um projeto lúdico/pedagógico dirigido às crianças da Baixa e Alta da cidade de Coimbra, que vai ter início em março e se vai estender, nesta primeira fase, por um período de dois anos", disse à agência Lusa José Miguel, do Jazz ao Centro Clube.

 

O objetivo passa por estimular a curiosidade e o interesse pela música dos mais pequenos, através de um programa que inclui oficinas de trabalho e sessões musicais sob a direção pedagógica do músico Álvaro Rosso.

 

A Orquestra dos Pequenos Improvisadores insere-se no projeto cultural Linhas Cruzadas, que, além do Jazz ao Centro Clube, envolve a companhia O Teatrão, a Casa da Esquina e o Círculo de Artes Plásticas, e que tem como parceira a Câmara de Coimbra.

 

O projeto foi apresentado hoje à tarde, no Salão Brazil, sede do clube, na presença da vice-presidente da Câmara de Coimbra Maria José Azevedo Santos.

 

Na mesma conferência, a vice-presidente da autarquia anunciou a realização do I Ciclo de Requiem em Coimbra, da autoria do Coro Sinfónico Inês de Castro, que vai decorrer em março, na Sé Velha e Conservatório de Música de Coimbra.

 

O projeto musical consta de um conjunto de cinco concertos de Requiem, para coro e orquestra, compostos por diferentes autores e protagonizados por quatro coros a que se junta, em dois dos concertos, a Orquestra do Norte.

 

A autarca anunciou ainda a realização da terceira edição do Mercado Solidário das Confrarias, no sábado, entre as 09:00 e as 13:00, na Praça 8 de Maio, em Coimbra, com a participação de 13 confrarias.

 

Além de promoverem os seus produtos, trajes e símbolos, as confrarias concretizam um mercado gastronómico com fins solidários, cujas receitas revertem, na íntegra, a favor da Congregação das "Criaditas dos Pobres" - Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel.

 

Lusa

Comentários