"Direitos Iguais, Oportunidades Iguais. Educação Inclusiva para Crianças com Necessidades Especiais" é o tema da Semana de Ação Global pela Educação que decorre de 4 a 10 de maio, promovida pela Campanha Global pela Educação (CGE), na qual participam diversas instituições.

 

Globalmente, estima-se que 93 milhões de crianças, uma em cada 20, com 14 anos de idade ou menos, vivam com algum tipo de necessidades especiais, moderadas ou graves. Na maioria dos países de baixo e médio rendimento, essas crianças com necessidades especiais estão mais propensas a ficar fora da escola do que quaisquer outras.

 

A Semana de Ação Global insere-se num conjunto de iniciativas levadas a cabo a nível internacional, a maior mobilização à escala global pelo direito à educação, que decorre anualmente em mais de 100 países, com o objetivo de mobilizar a sociedade civil para exigir aos governos e à comunidade internacional que cumpram os objetivos fixados em 2000 para a Educação para todos e todas.

 

Durante os sete dias de Semana de Ação Global, que terá lugar em diversos países, em simultâneo, as escolas e organizações dinamizam diversas atividades que incluem debates sobre a inclusão das crianças com necessidades especiais, convites a políticos para participarem nas mesmas, entre outros.

 

Todos/as os/as participantes na Semana são convidados a enviar, no dia 9 de maio, um Manifesto, com propostas concretas, dirigido à Assembleia da República (ver em anexo).

 

A Campanha GCE é uma coligação internacional de organizações da sociedade civil e ONG, de sindicatos do mundo educativo, centros escolares e movimentos sociais diversificados, comprometidos com o Direito à Educação, nascida, em 1999, por ocasião do Fórum Mundial sobre a Educação, reunido em Dakar, com o propósito de exigir dos governos que sejam postas em prática todas as declarações que, até à data, emergiram de fóruns e cimeiras internacionais. Em Portugal, a CGE é, desde 2008, implementada por uma plataforma de organizações da sociedade civil.

 

Por SAPO Crescer