A instalação de quadros interativos, a renovação de salas de aula e de espaços comuns interiores e exteriores, bem como das instalações sanitárias e a criação de uma sala de informática são algumas das intervenções previstas na obra de requalificação da escola n.º 3, no bairro do Pinhal, em Vila Nova de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal.

A intervenção implica a "requalificação total da escola, do espaço interior e exterior" e "uma pequena ampliação, com a construção de mais uma sala para o ensino pré-escolar", disse à agência Lusa o presidente do município, Álvaro Beijinha. A obra, referiu, foi adjudicada por "cerca de 600 mil euros", um orçamento que conta com apoio de fundos comunitários, após o município ter investido, em 2014 e 2015, "cerca de 100 mil euros" na substituição da cobertura de amianto.

No espaço exterior, a escola, construída nos anos 80 do século XX, vai ter novos bancos e bebedouros, espaço de jogos e recreio renovados e zona infantil de brincadeiras sombreada, enquanto na zona interior vai ser criada uma sala polivalente e instalações sanitárias acessíveis. As salas do primeiro ciclo vão passar a estar equipadas com quadros interativos e a iluminação, climatização e a rede de dados para suporte aos equipamentos informáticos vão ser renovadas.

Com uma previsão de cerca de nove meses para a execução da empreitada, os mais de 170 alunos inscritos, entre ensino pré-escolar e básico do primeiro ciclo, deverão regressar ao estabelecimento de ensino no próximo ano letivo.

O autarca de Santiago do Cacém anunciou, por outro lado, estar em fase de elaboração um projeto para avançar em 2017 com a requalificação de outra escola idêntica, também em Vila Nova de Santo André. "É um projeto que está já em curso e que temos perspetivado para 2017, a requalificação da escola n.º 4", no bairro Pôr-do-Sol, cujo investimento "deve ser na mesma ordem porque o edifício é idêntico", disse.

Em Vila Nova de Santo André existem atualmente três escolas básicas do primeiro ciclo e ensino pré-escolar.