Em comunicado enviado à agência Lusa, o grupo IKEA lamenta a situação e pede aos clientes que tenham adquirido aquele modelo de cancela de segurança que a devolvam na loja mais próxima, onde serão reembolsados na totalidade, não sendo necessária a apresentação do comprovativo de compra.

IKEA pede devolução de cancela para crianças por questões de segurança

A decisão surge na sequência de “situações reportadas ao IKEA, a nível global, de que o fecho da grade de segurança se abriu inesperadamente, tendo havido casos de incidentes”.

“A avaliação de segurança levada a cabo por uma entidade externa revelou que, apesar de todos os nossos artigos serem testados em conformidade com os padrões de segurança aplicáveis e de acordo com a legislação em vigor, os mecanismos de fecho não são suficientemente fortes”, salientou o grupo, justificando assim a decisão de pedir a devolução daquele produto.

Destacando que “as crianças são as pessoas mais importantes do mundo para a IKEA”, o grupo frisou que tem “tolerância zero em relação à segurança dos produtos”.

O IKEA referiu ainda que, para prevenir outros incidentes, as grades de segurança PATRULL, PATRULL KLÄMMA e PATRULL FAST foram retiradas de todas as lojas e já não se encontram à venda.