Idosos de Viseu disponíveis para acolher estudantes em casa

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse que estão identificadas quatro casas de munícipes seniores dispostos a acolher estudantes do ensino superior a um custo reduzido, em troca de companhia.

Os estudantes recebem alojamento gratuito em troca de companhia a idosos em Coimbra (FOTO DE ARQUIVO)

créditos: LUSA

O município lançou no ano passado o programa “Viseu Aconchega”, através do qual idosos que vivem no centro histórico da cidade acolheriam os estudantes, mas estes não manifestaram interesse.

“Continuamos empenhados em implementar o ‘Viseu Aconchega’, numa edição experimental”, afirmou o autarca, considerando que estão criadas as condições para que isso aconteça este ano letivo.

Almeida Henriques frisou que este programa “ajuda à inclusão de estudantes e de idosos no contexto do dia-a-dia, fomentando uma relação intergeracional”.

“A Federação Académica de Viseu (FAV) tem aqui um especial papel de promoção da medida e na identificação de potenciais interessados”, afirmou, durante a conferência de imprensa de apresentação do cartaz da Receção ao Caloiro.

O presidente da FAV, Diogo Francisco, explicou que no ano passado houve contactos nesse sentido junto de alunos que recebem bolsa no âmbito da ação social, mas “não houve disponibilidade” da parte deles para irem viver com os idosos.

Almeida Henriques mostrou-se otimista de que este ano o problema será ultrapassado, salientando as vantagens para as duas partes.

Comentários