Hospital faz rastreios gratuitos para crianças e adultos no Dia Mundial da Asma

Ação decorre no dia 6 de maio no Hospital CUF Descobertas

O Centro de Alergia do Hospital CUF Descobertas promove um rastreio gratuito, aberto à população, no próximo dia 5 de Maio dirigido a adultos e no dia 6 de Maio para crianças desde a idade escolar, das 8h30 às 12h30, para assinalar o Dia Mundial da Asma.

 

A iniciativa conta com o apoio da Associação Portuguesa de Asmáticos e Alérgicos e serão aplicados questionários de avaliação do controlo da asma e executadas espirometrias.

 

“A tosse, a dificuldade em respirar, a pieira ou chiadeira no peito, o cansaço e o aperto no peito são os sintomas típicos da asma. Os sintomas podem ocorrer por várias causas como alergias aos ácaros do pó, aos pólenes, ou com o exercício físico, com a toma de determinados medicamentos, com a ansiedade e o stress ou com mudanças súbitas das condições meteorológicas”, refere Mário Morais de Almeida, Coordenador do Centro de Alergia do hospital CUF Descobertas e vice-presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos e Alérgicos.

 

O imunoalergologista acrescenta: “Infelizmente existem ainda muitas pessoas que são asmáticas e não o sabem, isto é, falta com frequência o diagnóstico da doença ou o reconhecimento das queixas que poderiam levar à indicação de um programa de prevenção. E a função pulmonar raramente é avaliada. Se abandonada a uma evolução não controlada, a asma pode levar a alterações irreversíveis das vias aéreas e este fenómeno pode ocorrer ainda na infância.”

 

A asma é uma doença inflamatória crónica dos brônquios que surge maioritariamente na infância mas que pode desenvolver-se em qualquer idade. Os sintomas são variados e passam por tosse, pieira, falta de ar, aperto no peito depois de um grande esforço físico, cansaço e dificuldade em fazer diversas tarefas do quotidiano.

 

Por SAPO Crescer

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários