Hospital dos Pequeninos é uma festa

Estudantes de Medicina da Universidade de Lisboa ajudam meninos e meninas a perder o medo das “batas brancas”.

Transformar uma ida ao médico numa brincadeira de crianças é o objetivo dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa que estão a levar a efeito, pelo 13º ano consecutivo, o projeto Hospital dos Pequeninos.

A ideia é fazer com que os doentes de palmo e meio percam o medo das “batas-brancas”, transformando os diferentes serviços de um hospital em espaços lúdico-didáticos, com o auxílio de estudantes de Enfermagem, Medicina Dentária e Ciências Farmacêuticas.

Os pequenotes são convidados a levar um boneco que esteja “doente” e incentivados a participar na sua cura. Isso implica que acompanhem os seus amigos de peluche nas consultas, nos exames e até em delicadas cirurgias.

Este ano, pela primeira vez, o projeto saltou os muros da Universidade e o Hospital do Pequeninos e pôde ser visitado por miúdos e graúdos, no passado fim de semana, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Para cortar a fita da inauguração, os futuros profissionais de saúde convidaram a apresentadora Carolina Patrocínio, que aceitou o desafio com agrado.

“Durante vários anos fiz reportagens sobre o Hospital dos Pequeninos e é incrível ver como este projeto cresceu tanto. É uma experiência que vale mesmo a pena para as crianças”, declarou a apresentadora ao Sapo Lifestyle.

Depois do evento inaugural no Pavilhão do Conhecimento, o Hospital dos Pequeninos foi transferido para o Refeitório dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, onde estará disponível, até 28 de novembro, para os alunos das escolas que fizeram marcação prévia.

Veja as fotos.

artigo do parceiro: Top Fama

Comentários