“Hospital do Ursinho” está de volta ao Dolce Vita Coimbra

Iniciativa é do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra

De 5 a 7 de maio, a Praça Central do Dolce Vita Coimbra vai transformar-se no “Hospital do Ursinho”, uma iniciativa do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra, que visa ajudar os mais pequenos a combater o medo da ida a uma consulta médica. Este ano os mais pequenos vão ter oportunidade de conhecer novas áreas de saúde, nomeadamente enfermagem e radiologia.

 

O “Hospital do Ursinho” recria um hospital convencional adaptado ao imaginário infantil, com consultórios, bloco operatório e outras infraestruturas desenhadas à escala dos mais pequenos. As crianças, dos três aos cinco anos, são convidadas a levar o seu brinquedo favorito a uma consulta, desempenhando o papel de pai/mãe que leva o seu “ursinho doente” ao médico, representado por um estudante de Medicina.

 

Ao participarem nesta consulta, é esperado que as crianças ganhem mais confiança na ida ao médico, percam o medo dos hospitais, da bata branca, estetoscópios e seringas e colaborem mais com os profissionais de saúde na próxima visita ao centro de saúde ou hospital.

 

O “Hospital do Ursinho” estará na Praça Central do Dolce Vita Coimbra, no piso 0, recebendo “pacientes” das 9h30 às 20h. Para além das consultas, o espaço contará com ainda com vários momentos musicais e de animação para os mais pequenos (ver programa mais à frente).

 

Esta é a 11.ª edição do Hospital do Ursinho, uma iniciativa promovida pelos departamentos de Saúde Pública, Reprodutiva e Ambiental e dos Direitos Humanos e Paz do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra, em colaboração com os Núcleos de Estudantes de Medicina Dentária, Farmácia e Física da Associação Académica de Coimbra, bem como com as Associações de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra.

 

Por SAPO Crescer

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários