A campanha “Hora do Sol Saudável” regressa às escolas portuguesas para ensinar as regras e os riscos da exposição solar em excesso a meio milhão de crianças. Contando com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, o projeto criado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a Garnier Ambre Solaire, visa promover junto dos mais novos hábitos responsáveis de forma lúdica e pedagógica, e envolvendo pais e professores.

Nesta edição, o projeto tem como Embaixador o Cifrão, conhecido cantor e bailarino, que criou a música e videoclip para a campanha. Até 15 de maio, as crianças serão desafiadas a recriar um vídeo que alerte para os malefícios da exposição solar, em que os critérios de avaliação serão criatividade, originalidade e utilização das mensagens corretas.

"A prevenção do cancro da pele é uma das principais preocupações da Liga Portuguesa Contra o Cancro nas diversas ações de sensibilização que promove. Todos os anos, procuramos informar e sensibilizar toda a população para a necessidade de adotar comportamentos responsáveis face à exposição solar", começa por explicar Francisco Cavaleiro de Ferreira, Presidente da LPCC.

“Projetos como a Hora do Sol Saudável são essenciais para envolver e cativar a comunidade escolar. É primordial garantirmos que as mensagens de prevenção são incorporadas desde logo no processo de crescimento das crianças. Por isso, as escolas e educadores têm um papel importantíssimo”, acrescenta.

800 melanomas por ano

Portugal tem, a cada ano, 800 novos casos de melanoma e está na cauda da Europa (apenas à frente da Alemanha) no que respeita à utilização de protetores solares, onde a taxa de penetração é apenas de 67%.

Para Inês Caldeira, manager da L’Óreal Portugal, esta mudança de comportamento passa por encontrar projetos e campanhas que envolvam a comunidade.

"A Garnier Ambre Solaire está unida com a LPCC, há cerca de 15 anos, pela mesma causa que é proteger o património solar das nossas crianças. Juntos, queremos levar esta causa a todas as escolas do ensino básico em Portugal para que todas as crianças entre os 6 e os 10 anos adotem comportamentos solares mais responsáveis e saudáveis. Pretendemos que mais de 1 milhão de portugueses use protetor solar até 2020 e que 8 de 10 portugueses passem a estar protegidos do sol", comenta.

A campanha “Hora do Sol Saudável” parte do princípio de que o Sol é indispensável à vida e que os raios solares nos ajudam a fabricar a vitamina D, fundamental para o desenvolvimento ósseo. Por outro lado, pretende também mostrar que o Sol em excesso é maligno e ensinar a população a distinguir entre exposição solar benéfica e exposição solar excessiva e perigosa.

Concurso

O concurso arranca dia 14 de abril e as inscrições devem ser feitas até dia 30 de abril. Após a inscrição, as turmas recebem um kit pedagógico sobre a campanha e têm até dia 15 de maio para fazer o upload do vídeo na plataforma www.horadosolsaudavel.pt

Os vencedores serão divulgados no dia 1 de junho e escola vencedora receberá um prémio de 2.500 euros e uma aula de dança com o embaixador. Adicionalmente, o 2º lugar receberá 1.000 euros e para o 3º lugar, um prémio no valor de 500€. Os Prémios monetários deverão ser utilizados no melhoramento e/ou requalificação das instalações das escolas vencedoras. O júri será composto por um elemento representante da LPCC, da Garnier Ambre Solaire e pelo Cifrão.