A data de 24 de Março para a celebração deste dia foi fixada pela Assembleia da República em 1987, como homenagem às célebres reivindicações académicas de 1962, que tiveram um dos seus momentos mais marcantes na brutal repressão que nessa data se efectuou àqueles que tentaram festejar um Dia do Estudante que não fora autorizado pelo Ministério da Educação Nacional.
Em 2009, as coisas mudaram muito, mas o dia não está a ser essencialmente marcado por celebrações lúdicas. Os protestos voltaram à rua, agora com total liberdade, com os estudantes a aproveitarem o dia que lhes é dedicado para darem visibilidade aos problemas com que se confrontam.
Assim, em Lisboa, os alunos da Escola Superior de Tecnologia e Artes estão na rua para uma manifestação que levará até à Assembleia da República e onde esperam ver presentes estudantes de várias escolas e faculdades. O objectivo é a discussão do actual sistema de Ensino Superior e a exigência de um ensino público gratuito, sem propinas e de mais apoios na Acção Social Escolar. A gestão das faculdades por fundações e o Processo de Bolonha também estão sob a mira dos discentes.
Também são esperadas manifestações das Faculdades de Belas Artes de Lisboa, de Arquitectura do Técnico e da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, enquanto a Faculdade de Psicologia promoverá um debate e uma "churrascada". As manifestações previstas pretendem reunir-se, como habitual, junto ao Ministério da Educação, enquanto estão ainda previstas reuniões ou manifestações em outros pontos do país junto a escolas e câmaras municipais.
Em Coimbra, ciedade académica por excelência, os estudantes vão reunir-se na Praça 8 de Maio em torno de um jogo de cadeiras que pretende ilustrar de forma satírica as alterações no sistema e na gestão das instituições, enquanto no Porto a Federação Académica vai enviar uma carta ao Ministério da Ciência e Ensino Superior e instituições da região em que dá conta das suas principais preocupações.
24 de Março de 2009
Veja ainda:
Orientação Vocacional - Testar a vocação
Voluntariado
Tipos de apontamentos
Prepapra-te para estudar
Atitude face às aulas