Grávidas que fazem exercício fortalecem coração do bebé

As melhores atividades são a caminhada, o yoga e o pilates

As mulheres grávidas que fazem exercício físico aeróbico, pelo menos três vezes por semana e no mínimo durante 30 minutos, fortalecem não só o seu coração como também o do bebé.

A constatação foi feita num estudo realizado por investigadores da Universidade de Medicina e Biociências de Kansas City, nos Estados Unidos, e envolveu 61 grávidas, entre os 20 e os 35 anos, das quais 26 praticavam exercício físico regularmente.

O estudo demonstra que as endorfinas produzidas pelo organismo quando se pratica exercício físico conseguem atravessar a placenta e aumentar a saúde do sistema cardiovascular do feto, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

As mulheres realizaram um magnetocardiograma às 28, 32 e 36 semanas de gravidez, para medir a frequência cardíaca do bebé. Os testes mostraram, sobretudo o último, que o ritmo cardíaco dos bebés cujas mães tinham feito exercício era mais baixo do que os das mulheres que não praticavam atividades aeróbicas regulares.

Foi constatado também que o benefício não era circunstancial e se mantinha durante toda a gestação e, pelo menos, no primeiro mês após o nascimento.

A Federação Espanhola do Coração, que divulgou o estudo, alertou, no entanto, que nem todas as grávidas beneficiam com o exercício físico, aconselhando a consulta a um médico especializado.

No caso de o médico recomendar o exercício, as melhores atividades são a caminhada, o yoga e o pilates.

 

Lusa

Comentários