Os hospitais públicos franceses estão a oferecer dinheiro a grávidas que fumam, se estas deixarem o vício. Este incentivo financeiro faz parte de um estudo que está a ser realizado em França para perceber que impacto teria a oferta de dinheiro em grávidas fumadoras.  Serão oferecidos, gradualmente, vouchers de 20 euros a grávidas que consigam deixar de fumar durante a gravidez, podendo acumular 300 euros no caso de conseguirem largar o vício de vez.

Este estudo, que está a ser realizado pelo sistema dos hospitais públicos em conjunto com o Instituto Nacional do Cancro em França, quer testar se o dinheiro é um incentivo para que as gestantes deixem realmente de fumar.

Mulheres com mais de 18 anos, com menos de 4 meses de gravidez e que fumam  mais de 5 cigarros por dia podem candidatar-se ao estudo.

O uso de cigarros, cigarros eletrónicos ou outro tipo de tabaco estão proíbidos durante o estudo. As candidatas serão submetidas a testes frequentes para auferir se estão a cumprir as regras.

Dados de 2015 mostram que uma em cinco francesas não deixaram de fumar durante a gravidez, e que França é o país europeu onde as mulheres grávidas fumam mais.