A notícia é avançada pelo The Guardian. As mulheres grávidas são bombardeadas nas redes sociais com imagens perfeitas e mitos perigosos sobre gravidez e exercício, aumentando a sensação de confusão e desconforto nas progenitoras.

O Baby Show, uma das maiores convenções mundiais sobre gravidez, vai receber vários especialistas mundiais para debater e dar a conhecer novas técnicas e produtos relacionados com a paternidade. A ideia é fornecer informação para que mulheres e homens de todo o mundo possam gozar desta fase da vida em pleno. Um dos temas é o exercício físico na gravidez.

"No mundo ideal, não estaríamos rodeados de imagens com Photoshop de celebridades quatro semanas antes de darem à luz parecendo nunca terem estado grávidas", comenta Philippa Kaye, médica de família e uma das palestrantes na convenção.

A especialista lembra que a pressão sobre as mulheres para regressar à forma depois da gravidez é enorme. "Já vi mulheres a irem longe demais no ginásio antes e depois da gravidez e isso causou-lhes grandes problemas de saúde", alerta Philippa Kaye. "Se nunca fez exercício antes da gravidez, não deve começar com desportos de impacto ou treino militar, por exemplo. Isso é demasiado", comenta.

Greg Whyte, autor do livro "Bump it Up", é outro dos convidados. A sua palestra pretende dar noções, precisamente, sobre exercitar-se em segurança na gravidez. "Eu sou pai de três crianças e quando a minha mulher estava grávida, procurámos informação credível e útil sobre exercício na gravidez. Mas realmente não existe", comenta ao jornal britânico. Em vez disso, diz ter-se deparado com uma série de mitos. "Alguns são mesmo perigosos", assevera.

Leia tambémBarrigas pequenas na gravidez: É normal ou não?

Veja ainda: Como dormem os casais que estão à espera de bebé?

Alguns dos conselhos mais perigosos vinham de bloggers e do Instagram: mulheres extremamente ativas no ginásio antes da gravidez que incitavam mulheres de maneira geral a manter treinos de alta intensidade durante a gestação. "Para uma mulher que não é ativa antes da gravidez, adotar estes conselhos pode ser demasiado perigoso", alerta Greg Whyte, que dá o exemplo da treinadora de fitness Emily Breeze.

Durante a gravidez, Emily Breeze publicou várias fotos e vídeos a levantar 70 kgs de peso às 34 semanas. "Para ela, isso era seguro. Mas o problema é que outras mulheres olham para o seu exemplo e acham que também deviam fazê-lo", conclui.

Em Portugal, celebridades como Carolina Patrocínio, Ana Rita Clara e Cuca Roseta, adeptas do ginásio e do fitness desde sempre, geraram reboliço nas redes sociais precisamente por fazerem exercício regularmente durante a gravidez.

A convenção Baby Show abordará igualmente a importância do exercício na gravidez. "Em geral, as mulheres não se exercitam o suficiente e isso é péssimo para a sua saúde cardiovascular", comentou a médica Philippa Kaye. "A gravidez é um estado natural, não é uma doença", recorda a especialista.

Um inquérito levado a cabo pelo Baby Show e conduzido junto de 1300 mães demonstra que mais de um terço (39%) não se exercita de todo durante a gravidez, enquanto apenas um quinto (21%) diz fazê-lo regularmente.