A BabyClon, tal como o próprio nome indica, é uma marca espanhola que comercializa clones de bebés. Totalmente feitos em silicone, estes bonecos destacam-se por, à primeira vista, poderem ser confundidos com um recém-nascido verdadeiro.

Isto deve-se, em grande parte, à qualidade dos materiais utilizados e dos profissionais que estão encarregues de conceber estas pequenas obras de arte. Por exemplo, para conseguir dar um aspeto realístico aos bonecos a empresa espanhola utiliza silicone de alta duração e com uma grande flexibilidade, elasticidade e resistência.

Em entrevista à edição espanhola da revista VICE, a dona da marca BabyClon conta que esta foi uma aventura que nasceu há sete anos com a Clon Factory, uma oficina de efeitos especiais onde eram produzidas figuras para produções cinematográficas, e que em 2013 apostou nos bonecos através do lançamento da marca BabyClon que atualmente emprega 10 pessoas.

“Utilizamos as mesmas técnicas dos corpos no cinema, mas em tamanho pequeno”, explica Cristina Iglesias à publicação sobre este bonecos que estão a fascinar a Internet e cujo tempo de produção ronda os três meses. “Primeiro fazemos a escultura com argila o que permite fazer o modelo em grande detalhe. Só isso leva cerca de dois meses.”

A empresa, que só produz 100 exemplares de cada modelo, fabrica bonecos para todos os gostos e que podem ser feitos por encomenda. “Há quem peça que o bebé tenha alguma marca de nascença ou sardas num sítio em concreto. Para além disso há quem traga fotos dos filhos quando eram pequenos para que façamos uma réplica, que basicamente é reprodução em 3D. Isso sim é bonito”, refere Iglesias.

Os BabyClon podem ser adquiridos online sendo que o modelo standart se fixa nos 1.190 euros. A partir daqui é sempre a subir consoante os extras que o cliente pretender. O exemplar mais caro fabricado pela empresa é o animado que imita os movimentos de um bebé a sério: move a boca, chucha na chupeta e respira. Ao contrário dos outros, não pode tomar banho. Mas para isso terá de pagar 3.500 euros.

Para além disso, a empresa destaca-se por produzir um boneco inspirado num dos maiores sucessos de bilheteiras de todos os tempos: o filme Avatar. Este clone, que custa 2500 euros, é uma grande sensação na Internet.

Como é possível verificar no site oficial, todos os exemplares incluem um certificado de autenticidade, o copyright da escultura e um kit de acessórios que incluiu uma chuca, lenço e pin.

Por mais incrível que pareça, Cristina Iglesias explica que grande parte dos BabyClon são adquiridos por clientes de diversas partes do mundo (Estados Unidos, Japão, Brasil ou Europa) e que têm o hobby de colecionar este tipo de bonecos.