Férias na universidade

As iniciativas "O verão na UTL" e "Academia Júnior" promovem a interação juvenil

Contactos com antigos estudantes conhecidos do grande público, seminários e atividades científicas dirigidas a alunos de excelência estão entre as iniciativas preparadas pelas universidades de Lisboa para captar potenciais candidatos entre os jovens do ensino secundário este verão.
A Universidade Católica Portuguesa tem já 23 alunos inscritos para a “Academia Júnior” que realiza de 04 a 08 de julho e em que vão marcar presença a apresentadora Carolina Patrocínio e a atriz Sofia Arruda, para lanchar e almoçar com os potenciais candidatos, revelou à agência Lusa fonte da instituição.
A iniciativa é dirigida a alunos do 9.º ao 12.º ano e não pretende abranger um número muito alargado de alunos, tal como as restantes.
É a segunda edição e vai realizar-se na Faculdade de Ciências Humanas, onde se concentram as licenciaturas em Comunicação Social, Serviço Social, Línguas e Filosofia.
A semana divide-se em ateliês temáticos que permitem um primeiro contacto com o ambiente universitário e podem ajudar a definir vocações.
A visita guiada às instalações fica a cargo da Associação de Estudantes, que estará também disponível para esclarecer as dúvidas de principiante.
Na Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, o Departamento de Matemática vai organizar uma escola de verão, a “MatNova 2011”, destinada a “alunos de excelência”.
A informação consta no site da faculdade e dirige-se essencialmente a alunos que concluíram o 10.º e o 11.º ano.
O convite é para trabalhar. Quem aceitar o desafio e for aceite nesta escola de matemática, vai ter a possibilidade de assistir a seminários e desenvolver projetos ao longo de uma semana. A admissão passa pelas notas dos alunos e uma carta de recomendação do professor.
Além de aprofundarem os conhecimentos, pretende-se que os jovens conheçam a “diversidade de saídas profissionais que uma licenciatura em matemática lhes pode oferecer”.
Depois da experiência bem sucedida no Porto, a Universidade Técnica de Lisboa estreia este ano “O verão na UTL”, destinado a alunos do ensino secundário de todo o país.
As opções são tão variadas quanto as escolas da UTL: veterinária, agronomia, economia e gestão, engenharia, ciências sociais e políticas, arquitetura e desporto.
Os “caloiros” de verão ficarão a conhecer um pouco da investigação que se faz na Técnica e os benefícios da ciência para a sociedade, entre outras curiosidades úteis.
Durante uma semana, poderão ficar mais esclarecidos sobre o que fazem os veterinários, os agrónomos, os engenheiros, os economistas e os gestores, mas também os sociólogos, os politólogos, os atletas e os arquitetos.
Fonte:Lusa
4 de julho de 2011

Comentários