Fato de Halloween comercializado pela Disney causa polémica
créditos: Instagram/disney

Com o Halloween à porta são muitas as marcas que comercializam máscaras através da Internet. A Disney, conhecida pelas suas fantasias de fazer perder a cabeça, não é exceção. Mas ao que parece os fãs da marca não gostaram da fantasia do herói mitológico da Polinésia Maui, uma das personagens do novo filme ‘Vaiana’ com estreia marcada para o mês de novembro.

A polémica instalou-se devido ao facto de os internautas acharem que a Disney, ao comercializar esta máscara para crianças composta por um fato que imita o tom de pele e as tatuagens da personagem, está a reduzir a cultura polinésia a uma caricatura.

“Querida Disney isto é uma apropriação cultural e a minha cultura não é uma máscara” ou “Apesar de estar muito entusiasmada para o filme ‘Vaiana’ e por mais cool que o Maui seja, a pele das outras pessoas não são máscaras” foram alguns dos comentários deixados pelos internautas nas redes sociais.

Recorde-se que para muitas etnias, o facto de diversas marcas comercializarem máscaras inspiradas na sua cultura é visto como um insulto e considerado um ato de grande insensibilidade.

Até ao momento a Disney não emitiu qualquer comunicado sobre o assunto.