Há cerca de duas semanas Heather Whitten colocou na rede social Facebook uma foto do marido, Thomas, sentado no chuveiro, a confortar o filho doente. A imagem, apesar de conter alguma nudez, capta um momento ternurento em família que Heather decidiu partilhar com os seus amigos.

Mas ao que parece o Facebook não achou o conteúdo apropriado, resolvendo bani-lo da rede social diversas vezes após receber queixas injustificadas. Após o perfil de Heather Whitten ter sido inundado com comentários negativos, Thomas decidiu quebrar o silêncio.

“Ninguém pensaria duas vezes se na imagem estivesse a mãe e a filha no chuveiro”, escreveu. “Para os homens, é algo proibido.”

Apesar da controvérsia que se gerou online, os administradores do Facebook decidiram voltar atrás e autorizar a imagem que alcançou os 130 mil likes e foi partilhada 31 mil vezes na rede social.

“Esta foto foi removida injustamente pela nossa equipa e não viola os padrões da nossa comunidade”, disse um porta-voz da rede social em entrevista ao site Beta Male. “Pedimos desculpa por este erro e repusemos a foto na página”.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que o Facebook censura fotos relacionadas com temáticas familiares, como era o caso da amamentação, nudez ou partos.

Em 2014, a rede social removeu uma fotografia publicada por Emma Bond que surgia a amamentar a filha bebé. Na altura, o Facebook defendeu-se dizendo que a imagem em questão violava as regras de nudez. Após uma grande polémica, a rede social voltou atrás e autorizou a fotografia.

O mesmo se sucedeu com Francie, que após partilhar uma foto do parto natural da sua filha, viu o conteúdo removido do Facebook e o seu perfil bloqueado. A justificação dada pela rede social foi a mesma que no caso anterior, alertando ainda para existência de imagens sexualmente explícitas.