Exposição mostra objetos confiscados nas aulas

Trinta anos de brinquedos e objetos escolares em exposição em Londres.

Confiscation Cabinets é uma exposição de artefactos recolhidos em 150 escolas primárias e secundárias de Londres (Reino Unido) durante mais de três décadas pelo artista e professor Guy Tarrant.

 

Os objetos incluem jogos feitos pelas crianças, lembranças, brinquedos de culto, armas e outros objetos proibidos que caracterizam os despojos escolares contemporâneos.

 

A exposição foi inaugurada no Museu Victoria & Albert no passado dia 9 de novembro e estará patente até 1 de junho de 2014.

 

Os objetos destacam os comportamentos traquinas e distraídos que podem ser observados no controlado ambiente escolar, onde as crianças passam grande parte do seu tempo.

 

Os artefactos incluem brinquedos caseiros, como tubos de caneta usados como lançadores de ervilhas, armas de brinquedo, brinquedos e joias de plástico coloridos, maquiagem, aparelhos eletrónicos e mísseis improvisados. Muitos dos artefactos confiscados foram feitos em papel, cuidadosamente decorados e acarinhados.

 

Segundo Guy Tarrant, «Desde que me tornei professor a minha prática artística tem-se concentrado especificamente nas interações dos alunos que envolvam brincadeiras e comportamentos resistentes. Os objetos expostos evidenciam atividades lúdicas que rejeitam e fogem às regras, atividades que são impulsivas, livres e com um toque de perigo. Este tipo de objetos pode muitas vezes revelar uma compreensão profunda sobre as vidas elaboradas dos jovens.»

 

Desde 1987 que Guy Tarrant tem vindo a fazer obras de arte, sempre procurando refletir as situações em que se encontra. Há mais de 15 anos que é professor e dedica-se a tentar melhorar o sistema de ensino em que está inserido.

 

Maria João Pratt

artigo do parceiro:

Comentários