A Missão 24 - Correr pelo Futuro, uma organização do NEL - Pédatleta e dos Offtel Runners, decorrerá durante 24 horas, com início às 16:00 de sábado, na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

O objetivo desportivo é correr individualmente ou em equipa a maior distância possível no decurso das 24 horas de prova. O percurso será realizado dentro da cidade, num circuito de três quilómetros.

"No ano passado, realizámos este evento pela primeira vez quando um amigo meu, após ter tido dois filhos prematuros na Maternidade Bissaya Barreto [Coimbra], percebeu que havia algumas coisas em falta. Tivemos vontade de fazer algo para ajudar", adianta João Colaço à agência Lusa.

O sucesso da iniciativa levou as mesmas pessoas a repetirem o evento "100% solidário", este ano com o objetivo de ajudar "dois centros de acolhimento de crianças e jovens em risco e que têm bastantes carências".

Além da corrida, a população pode também aderir à caminhada ou à maratona “cycling”.

"Temos bicicletas estáticas e as pessoas pagam cinco horas por cada hora (a meia hora tem o mesmo custo). Em paralelo, estamos a fazer recolha de alimentos", afirmou João Colaço.

O ultramaratonista explicou que o dinheiro angariado não será dado diretamente às instituições, mas convertido nos artigos que o Colégio D. Dinis e o Girassol indicaram como mais necessários.

"As empresas que se queiram associar podem, por exemplo, pagar uma hora da minha corrida, e fazemos publicidade nos dorsais ou t-shirts", revelou ainda o atleta, acrescentando que há vários espaços na Praça Rodrigues Lobo, centro da organização do evento, que também podem ser usados.

João Colaço afirma que, para si, o desafio será fazer as 24 horas a correr. Além disso, "espera poder juntar o maior número de pessoas".

O Colégio D. Dinis é um lar de Infância e Juventude situado em Leiria. Faz parte de Fundação António Silva Leal que aposta na melhoria de vida dos mais necessitados desde 1993. Vocacionado para o acolhimento de rapazes do distrito de Leiria, com idades entre os 12 e os 18 anos, é o único lar de infância e juventude vocacionado para o acolhimento de rapazes no distrito de Leiria.

O Girassol é um centro de acolhimento temporário criado pela ADESER II. Desde abril de 2001 que acolhe e cuida de crianças em risco. Esta instituição tem capacidade para acolher 14 crianças com idades entre os 0 e os 12 anos.