A tendência para um uso cada vez mais privado da Internet por jovens entre os 9 e 16 anos de idade no Brasil, Bélgica, Dinamarca, Irlanda, Itália, Portugal, Romênia e Reino Unido é um dos principais resultados apresentados.

De acordo com o relatório, 78% das crianças e adolescentes brasileiros utilizadores frequentes da Internet possuem um perfil próprio nas redes sociais seguidos pela Dinamarca (81%) e Roménia (78%).

No Brasil, as crianças entre os 9 e 10 anos são as mais presentes (52%) entre os países analisados: Roménia (50%), Dinamarca (41%), Portugal (26%), Bélgica (22%), Reino Unido (19%), Itália (15%) e Irlanda (14%).

O estudo aponta ainda que uma em cada três crianças brasileiras utilizadoras da Internet acedem à rede através de dispositivos móveis (33%), um patamar superior a países como Roménia (15%), Irlanda (13%), Portugal (13%) e Bélgica (11%). Assistir a vídeos ou clipes on-line e utilizar as redes sociais são as atividades mais citadas por crianças e adolescentes com idades entre os 11 e 16 anos em todos os países do estudo.

Recentes estudos desenvolvidos pelos membros da comunidade TIC Kids Online evidenciam a importância de dedicarmos pesquisas e atenção a crianças dos 0 aos 8 anos. Nos últimos 5- 6 anos houve um aumento significativo do uso da internet por crianças menores de 9 anos. Este crescimento não é uniforme entre todos os países, mas parece seguir padrões de uso entre os grupos etários mais velhos. Nos países onde as crianças, em geral, usam mais a internet iniciaram este acesso mais novas.

O Brasil é já o segundo maior consumidor de vídeos do YouTube no mundo. Entre os 100 canais mais vistos no YouTube Brasil em outubro de 2015, 36 deles abordam conteúdo direcionado ou consumido por crianças entre os 0 e 12 anos, o que somados já totalizam mais de 17 mil milhões de visualizações.

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