Escolas encerradas em Montalegre devido à neve

A queda de neve obrigou hoje ao encerramento de escolas e paragem dos transportes escolares no concelho de Montalegre, afetando cerca de 400 alunos, disse à agência Lusa o presidente do município.

Orlando Alves referiu que durante a noite caiu o primeiro grande nevão deste inverno em Montalegre, situação que afetou a circulação nas estradas daquele concelho do distrito de Vila Real.

O autarca salientou que as operações de limpeza estão em curso por todo o território, mobilizando todos os meios disponíveis no município, como as três viaturas pesadas (limpa neves e espalhadores de sal), outros cinco equipamentos adaptados com frontais de limpeza e os tratores, também com equipamento adaptado, que estão contratualizados pelo concelho.

“São pessoas contratadas que, logo pela manhã, adaptam os frontais aos seus tratores e saem para a rua para fazerem a limpeza das estradas”, explicou.

Orlando Alves acrescentou que, por razões de segurança, os transportes escolares não circularam esta manhã e as escolas de todo o concelho não abriram, deixando sem aulas cerca de 400 alunos.

“Aqui no concelho, estamos mais ou menos bem preparados, mas quando se iniciam operações de limpeza e a queda de neve é constante, limpamos à frente mas já estamos a ficar inundados atrás”, afirmou.

A prioridade dos serviços vai, segundo o autarca, para a desobstrução das principais estradas do concelho.

O autarca prevê, por outro lado, que a neve seja um motivo de atração de pessoas a Montalegre durante o fim de semana.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários