Escola de Viseu quer continuar líder na certificação de manuais escolares

Escola Superior de Educação de Viseu certificou 38 dos 79 manuais certificados em todo o país

A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) foi, em 2013, a entidade que mais manuais escolares avaliou e certificou no país, 38 de um total de 79 (48%), uma quota que pretende aumentar este ano.

 

Enquanto Entidade Acreditada para a Avaliação e Certificação de Manuais Escolares, a ESEV estabelece protocolos com o Ministério da Educação e com grupos editoriais.

 

João Paulo Balula, vice-presidente da ESEV que tem a responsabilidade de coordenar a atividade de avaliação e certificação dos manuais escolares, disse à agência Lusa que esta tem sido “uma aposta estratégica” desde 2009.

 

Segundo o docente, a ESEV, em 2010, certificou 14 manuais em 53 (27%), no ano seguinte 14 em 42 (33%) e, em 2012, 17 em 62 (27%). Em 2013, subiu para 38 manuais em 79 (48%).

 

“No ano passado, quase chegámos a metade dos manuais que foram certificados. Mas, praticamente em todos os anos, considerando as diferentes instituições, fomos aquela que teve maior quota individualmente”, referiu.

 

Por exemplo, em 2013, no que respeita ao Português, a ESEV teve cerca de 60% da quota de manuais avaliados e na Matemática cerca de 45%.

Este ano, o processo decorre até 31 de maio. João Paulo Balula disse que os resultados devem ser publicados em junho, mas, para já, as previsões são otimistas.

 

“Penso que temos 47 manuais em carteira”, referiu, explicando que, no entanto, só conhece “o que foi contratualizado entre as editoras e a ESEV”.

A ESEV e restantes instituições têm de se candidatar a concursos abertos pelo Ministério da Educação, com equipas por disciplina, sendo o reconhecimento da equipa válido por três anos.

 

“À medida que vai passando o tempo, o ministério vai abrindo novos concursos para que as instituições possam renovar a acreditação dessas equipas”, acrescentou.

 

Inicialmente, a ESEV centrou-se nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Neste momento, tem três equipas acreditadas no 1.º ciclo (para Estudo do Meio, Português e Matemática) e cinco no 2.º (para Português, Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal e Inglês).

Comentários