Escola de dois milhões de euros inaugurada em Viseu

O arranque do novo ano escolar em Viseu vai ser marcado pela inauguração da Escola Básica Aquilino Ribeiro, que vai acolher mais de 300 alunos do ensino básico e pré-escolar, e cujo investimento rondou os dois milhões de euros.

De acordo com o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, esta escola "será um equipamento de referência no concelho".

"Preenche uma lacuna na rede escolar municipal e apresenta-se com o mais elevado padrão de condições de aprendizagem, conforto, segurança e inclusão", acrescentou.

A inauguração da Escola Básica Aquilino Ribeiro, situada na freguesia de Ranhados, no concelho de Viseu, está agendada para as 10:30 de sexta-feira.

Irá acolher 334 crianças do ensino básico e do pré-escolar, e representa um investimento de dois milhões de euros, cofinanciado no âmbito do QREN.

Esta escola, "a última deste mandato a ser construída de raiz", é dedicada ao escritor Aquilino Ribeiro (1885-1963), que nasceu em Sernancelhe e tem ligações biográficas e literárias profundas a Viseu e a toda a Beira Alta.

Segundo o autarca de Viseu, a imagem, a obra e as palavras deste escritor - autor de livros como ‘Terras do Demo', ‘O Malhadinhas' ou ‘Quando os Lobos Uivam' - "marcarão este espaço escolar e o seu projeto educativo".

"O lema ético de Aquilino – ‘Alcança quem não cansa' - será inscrito na escola", referiu.

A Câmara de Viseu informou ainda que o artista viseense Luís Belo foi convidado a executar algumas intervenções no espaço, parte das quais com a participação de alunos da nova escola.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários