Duzentas pessoas inscritas no encontro de Literatura Infantojuvenil de Pombal

Encontro Literatura Infantojuvenil de Pombal integra a XX Feira do Livro de Pombal, que começa no domingo

Cerca de 200 pessoas estão inscritas no XII Encontro de Literatura Infantojuvenil de Pombal, que se realiza a 09 e 10 de maio e que, nesta edição, conta com a participação de especialistas da América Latina, anunciou a Câmara.

 

“Neste encontro, pretendemos mostrar a nossa forma de estar com a leitura, mas também receber experiências de outras culturas e da respetiva forma de estarem com a leitura. É uma espécie de intercâmbio”, disse à agência Lusa o vereador com os pelouros da cultura e educação, António Pires.

 

O responsável adiantou que, durante vários anos, esta iniciativa foi marcada por uma “relação forte” com Espanha, mas, nesta edição, “tentou abranger outros países, nomeadamente da América Latina”.

 

Do Brasil, estão previstas as presenças de Eliana Yunes (cátedra UNESCO de Leitura) e Maurício Leite (promotor do livro e da leitura), enquanto da Colômbia participa a bibliotecária Pilar Osório.

 

Mercedes Carrión, nascida no Peru, mas a viver em Espanha, Rodolfo Castro, natural da Argentina e a residir em Portugal, e Cebaldo de León Smith, do Panamá, são outros dos oradores.

 

De Portugal, vão estar presentes escritores, contadores de histórias, docentes ou bibliotecários. José Fanha, Cristina Taquelim, Mafalda Milhões, Miguel Horta, David Machado, Jorge Serafim, Dora Batalim, José Francisco, Paulo Condessa e Raquel Ramos são os nomes confirmados.

 

Eva Mejuto, especialista em literatura infantil e juvenil, e Oswaldo Pai, narrador, são as presenças de Espanha.

 

O encontro, denominado “Caminhos de leitura”, que decorre na biblioteca municipal, tem já inscritas cerca de 200 pessoas de todo o país, o que, para António Pires, “demonstra a grande projeção da iniciativa”.

 

Ainda integrado no encontro, realizam-se, no dia 09 de maio, “Oficinas caminhantes”, pequenos nove cursos de formação com temáticas diversas relacionadas com o livro e a leitura, estando igualmente previstas exposições e, ainda, um curso de formação destinado a educadores de infância e professores do ensino básico e secundário.

 

“Deste encontro, as pessoas podem esperar uma diversidade na forma de encarar os livros e a leitura”, adiantou o vereador da Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, esperançado de que deste trabalho saiam contributos “para cativar o público infantojuvenil para a literatura”.

 

Para o autarca do município liderado por Diogo Mateus, “o sucesso desta iniciativa é medível se replicado em sala de aulas, em bibliotecas públicas e escolares ou em casa”.

 

O Encontro Literatura Infantojuvenil de Pombal integra a XX Feira do Livro de Pombal, que começa no domingo e termina no dia 11.

 

Por Lusa

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários