“É na escola que se detetam problemas auditivos que, até então, podiam ter passado despercebidos se não existiu um teste auditivo”, explica Dulce Martins Paiva, diretora geral da GAES - Centros Auditivos em Portugal. “É nesta altura que começam a surgir pequenas dificuldades com as quais a criança se depara e que podem causar problemas de concentração ou de aproveitamento nas aulas”.

Afinal, confiamos na audição para aprender conceitos e novas palavras – mas numa sala de aulas barulhenta, isto pode tornar-se complicado para crianças que não oiçam bem. Os problemas de audição podem, se não forem detetados, ser interpretados como problemas de défice de atenção, quando no fundo as crianças simplesmente não conseguiram ouvir corretamente aquilo que lhes foi dito.

Para além do teste de diagnóstico a recém-nascidos, é relevante apontar que os problemas de audição podem surgir em crianças mais velhas, por variadas razões. Otites e meningites são duas das causas mais comuns para a perda auditiva em crianças, a par de acidentes ou lesões na cabeça.