Dia Mundial da Síndroma de Down

O Dia Mundial da Síndroma de Down é comemorado a 21 de março.

Neste dia, as pessoas com síndroma de Down e todos os que vivem e trabalham com elas organizam e participam em atividades e eventos para sensibilização do público e criam uma voz única global para lutar pelos seus direitos, inclusão e bem-estar.

 

O 21º dia do 3º mês do ano foi escolhido como data comemorativa do Dia Mundial da Síndroma de Down para mostrar a singularidade da triplicação (trissomia) do 21º cromossoma, que dá origem à síndroma de Down. A ideia foi originalmente proposta por membros da Associação Europeia da Síndroma de Down e pela Down Syndrome International.

 

O Dia Mundial da Síndroma de Down foi assinalado pela primeira vez em 2006 em vários países, com o lançamento do sítio na internet World Down Syndrome Day.

 

Em 19 de Dezembro de 2011, A Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou o dia 21 de Março como o Dia Mundial da Síndroma de Down. A Assembleia-Geral decidiu «designar 21 de Março como Dia Mundial da Síndroma de Down, passando a ser observado todos os anos a partir de 2012» e «convida todos os Estados Membros, organizações relevantes do sistema das Nações Unidas e outras organizações internacionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais e o sector privado, a observarem o Dia Mundial da Síndroma de Down de maneira apropriada, para sensibilizar o público para a síndroma de Down.»

 

Ban Ki-Moon, Secretário-Geral das Nações Unidas, afirmou a 21 de Março de 2012 «Neste dia, reafirmemos que as pessoas com síndroma de Down têm o direito ao gozo total e efetivo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais. Façamos, cada um de nós, a nossa parte para permitir que as crianças e os adultos com síndroma de Down participem plenamente no desenvolvimento e na vida das suas sociedades numa base de igualdade com os outros. Construamos uma sociedade inclusiva para todos.»

 

 

Maria João Pratt

artigo do parceiro:

Comentários