Dia Mundial da Diabetes: Jovens unidos pela mesma causa

Fomentar o espírito de entreajuda dos jovens com diabetes e promover a intervenção na sua qualidade de vida é o principal objetivo do Núcleo Jovem da mais antiga associação de pessoas com diabetes do mundo.

Por: Ana Margarida Marques

.

Decana da Federação Internacional de Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) desenvolve várias atividades na luta contra a diabetes. Hoje assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, e a APDP tem a decorrer uma campanha de rua com o lema Movimento pela Diabetes.

 

Aquela que é a mais antiga associação de pessoas com diabetes do mundo tem, desde o ano passado, um espaço dedicado aos mais novos, o Núcleo Jovem APDP, cujo objetivo é fomentar o espírito de entreajuda dos jovens com diabetes em Portugal e promover a intervenção na sua qualidade de vida. A partilha de ideias e de experiências entre os jovens e a promoção de atividades lúdicas e educativas são objetivos do Núcleo Jovem APDP (www.facebook/NucleoJovemApdp).

 

Em Portugal a incidência da diabetes tipo 1 nas crianças e nos jovens tem vindo a aumentar significativamente nos últimos dez anos: em 2011 registaram-se 3056 casos em jovens até aos 19 anos e foram detetados 16,3 novos casos por cada 100 mil jovens com idades até aos 14 anos, valor muito superior ao registado em 2002, de acordo com os dados do Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes.

 

A diabetes nos jovens

O tratamento da diabetes baseia-se na alimentação, no exercício físico e na medicação, mas é a educação da pessoa com diabetes que constitui a chave para um bom controlo metabólico.

 

A diabetes tipo 1 aparece com maior frequência nas crianças e nos jovens, mas poderá também aparecer na idade adulta e mesmo em idosos.

 

Também a diabetes tipo 2 continua a aumentar em Portugal, estando relacionada com os estilos de vida e de alimentação pouco saudáveis hoje em dia cada vez mais frequentes entre os mais jovens.

artigo do parceiro:

Comentários