Dia Mundial da Consciencialização do Autismo assinala-se hoje

O autismo é uma perturbação global do desenvolvimento infantil que se prolonga por toda a vida e evolui com a idade.

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo assinala-se hoje com iniciativas em todos o país, entre monumentos e edifícios iluminados de azul e uma conferência sobre a qualidade de vida das famílias com crianças ou jovens autistas.

 

A iluminação de edifícios em azul surge através do movimento “Light It Up Blue/Iluminar de Azul”, presente em todo o mundo, e que consiste em iluminar edifícios, monumentos e casas ou em colocar uma vela ou um balão azul em cada janela como forma de chamar a atenção para um distúrbio neurobiológico, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas.

 

Para este ano, há já 25 Câmaras Municipais que deram o 'ok' a esta iniciativa, para além de outros tantos 31 monumentos, entre a Assembleia da República ou o Cristo Rei, em Almada.

 

A associação Vencer Autismo vai realizar durante o mês de abril várias iniciativas com vista a sensibilizar a sociedade para a problemática do autismo.

 

Para começar, a associação realiza hoje uma palestra, de entrada gratuita, sobre o autismo e o programa ‘The Son Rise Program’, no auditório da Câmara Municipal de Vila real.

 

Depois, no dia 05 de abril, sábado, a Vencer Autismo promove uma caminhada que começa por volta das 11:00, no Parque das Nações, em Lisboa, junto ao Oceanário e tendo o Jardim Heróis do Mar como destino.

 

No dia seguinte, haverá sessões de cinema pensadas para crianças com necessidades especiais a terem lugar em Aveiro (Fórum), Porto (Norteshoping), Vila Real (DolceVita Douro), Lisboa (Colombo), Oeiras (Oeiras Park) e Viseu (Fórum).

 

A associação explica que durante a sessão de cinema, as luzes estarão ligadas (mas de forma a que o filme possa ser visto devidamente), não haverá apresentações, as crianças poderão levantar-se, entrar e sair da sala e o filme exibido será em português.

 

Em Leiria, a Câmara Municipal vai inaugurar o Parque Infantil Afonso Lopes Vieira, como forma de assinalar a data.

 

Por outro lado, a Federação Portuguesa de Autismo (FPDA) realiza hoje um seminário sobre o tema “A qualidade de vida das famílias com crianças e jovens com perturbações do espectro do autismo em Portugal: diagnóstico e impactos sociais e económicos”, que contará com a presença de Maria Cavaco Silva.

 

Lusa

Comentários