Um autocolante com um desenho animado colado numa peça de fruta torna-a mais atraente para as crianças, contribuindo para promover uma alimentação saudável.
A análise foi realizada nos Estados Unidos e publicada na revista “Archives of Pediatric and Adolescent Medicine”, divulga a Reuters.
Os investigadores verificaram que ao terem de optar entre bolachas e maças para comerem depois do almoço, as crianças optavam pela fruta, quando esta tinha um autocolante de um desenho animado, tal como o Elmo, da Rua Sésamo.
«Se queremos promover a ingestão de produtos saudáveis, temos de ser espertos e fazer o mesmo que as empresas que vendem produtos menos saudáveis fazem para os vender», disse à Reuters David Just, do Centro Cornell para o Comportamento Económico, que trabalhou no estudo. «A mensagem é: combater  fogo com fogo», acrescentou, referindo-se à ideia de tornar a fruta e legumes também mais apelativos para as crianças.
Just e os colegas ofereceram bolachas e maças a 208 crianças, com idades entre os oito e os 11 anos, todos os dias ao almoço durante uma semana. As crianças pdoriam escolher a maça, a bolacha ou ambos. Nuns dias, a maça tinha autocolantes de desenhos animados famosos e noutros não. Quando as maças não tinham o autocolante, 91 por cento das crianças escolheram as bolachas e menos de um quarto tirou também uma maça. Mas quando colocado um autocolante do Elmo nas maças, 37 por cento optou pela fruta.
Esta pode ser uma forma barata e simples de de aumentar a ingestão de produtios saudáveis pelas crianças, que os próprios pais poderão fazer em casa.
23 de agosto de 2012