Apesar de vivermos numa época em que a tecnologia permite a ligação entre todas as pessoas, um estudo global realizado motor de busca momondo revelou que apenas 36% dos jovens (18 a 35 anos) pensam que a maioria das pessoas são confiáveis, em comparação com 40% para as pessoas dos 36 aos 55 anos e 50% dos 56 aos 65 anos de idade. Apesar das conclusões, os resultados da pesquisa The Value of Traveling também destacam o poder positivo das viagens, uma vez que 61% dos entrevistados acreditam que se as pessoas viajassem mais haveria menos intolerância no mundo.

Consciente de que as crianças são o futuro e de forma a ajudar a próxima geração a ter uma mente mais aberta, a momondo desenvolveu a "Dear Mom and Dad": uma iniciativa, desenvolvida em parceria com a CISV Internacional, que tinha como objetivo organizar um acampamento que juntasse crianças de todo o mundo durante um mês em São Paulo, no Brasil.

O objetivo? Formar amizades que rompessem fronteiras. Assim durante o mês de julho, acompanhou-se o percurso das crianças à medida que, juntas, foram descobrindo que eram mais parecidas do pensavam. No início do acampamento as crianças foram desafiadas a partilharem os seus sentimentos num postal dirigido aos pais, sendo que, duas semanas depois, voltaram a fazê-lo detalhando a mudança na forma como olhavam para os outros à medida que os dias passavam. As suas palavras resultaram numa curta-metragem que captura o desenvolvimento positivo pelo qual passaram durante este periodo.

"De certa forma, é mais fácil para as crianças combater o preconceito porque, muitas vezes, não têm as experiências de vida que originaram os pressupostos negativos sobre outros grupos de pessoas que um adulto pode ter”, refere Rachel Kuck, Candidato a Ph.D na Escola de Educação da Universidade de Michigan e membro do Comitê de Programas Educacionais da CISV International.

De acordo com Fábio Pereira, Country Manager da momondo, "o estudo The Value of Traveling mostrou que 70% das pessoas acreditam que a tolerância e o respeito pelos outros são as qualidades mais importantes que as crianças podem aprender em casa. É muito encorajador ouvir, em primeira mão, pelas crianças do acampamento do CISV, como a experiência de conhecer e passar tempo com outras crianças de todo o mundo abriu as suas mentes e lhes deu uma melhor compreensão das outras nacionalidades e culturas”, concluiu.

Veja o vídeo aqui