Cursos de verão da Universidade do Algarve atraem jovens de todo o país

Curso de verão atraiu este ano o triplo dos participantes relativamente a 2013

Os 22 cursos de verão promovidos pela Universidade do Algarve (Ualg) nas últimas duas semanas atraíram 150 alunos de todo o país em idade pré-universitária, que quiseram experimentar o ambiente académico e encontrar pistas sobre cursos a seguir.

 

Introdução à agricultura, à biologia marinha, à sociologia, técnico de desporto, gestão de empresas e sobrevivência na cozinha são alguns dos cursos que os alunos estão a frequentar durante as manhãs, enquanto as tardes têm sido reservadas para atividades desportivas. A iniciativa decorre até sexta-feira, dia 11.

 

Com o triplo dos participantes relativamente a 2013, o reitor da UAlg, António Branco, admitiu hoje à Lusa aumentar o número de vagas em próximas edições, desde que consiga garantir as condições de alojamento e segurança dos participantes.

 

António Branco explicou que estes cursos permitem aos jovens em idade pré-universitária perceber o que é o ambiente universitário, além de “atrair mais jovens para a UAlg”.

 

Pedro Marques, 16 anos, disse à agência Lusa que veio da Batalha para o Algarve para frequentar o curso “Economista por uma semana” por sugestão da mãe e de uma professora e acrescentou que o curso está a corresponder às expectativas.

 

O jovem não escondeu, também, o entusiasmo pelas atividades desportivas que tem estado a experimentar, como o bodyboard, um batismo de mergulho e golfe.

 

Ao contrário de Pedro, Ana Carolina, de 15 anos, reside no Algarve e não vai passar pela experiência de estar longe de casa, e contou que foi o gosto pela química que a levou ao curso “Da molécula ao medicamento: 15 anos numa semana!”.

 

Agora que se prepara para entrar no 10.º ano, na área de Ciências Tecnológicas, a jovem disse estar a gostar do ambiente universitário.

 

Ana Ferreira, de 18 anos, já concluiu o secundário e candidatou-se à Ualg, aproveitando os cursos de verão para conhecer o ambiente e entrar em contacto com a área da biologia, que pretende seguir.

 

Além das ações dirigidas para os jovens, a Ualg tem vindo a criar vários cursos livres em várias áreas científicas e recebe anualmente pedidos de pessoas que pretendem frequentar em regime extracurricular algumas disciplinas.

 

O curso livre de História do Algarve está a ser lecionado este mês de julho, tendo a sua 11.ª edição sido dedicada às pescarias no Algarve.

 

Por Lusa

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários