Cultura: Feira do Livro do Porto arranca hoje sob organização da autarquia

Feira do Livro do Porto estará aberta de segunda a sexta-feira a partir das 16h00

A Feira do Livro do Porto deste ano, que se inicia hoje e decorre até dia 21 no Palácio de Cristal, é a primeira em mais de oito décadas sob organização exclusiva da Câmara Municipal.

 

O certame, com mais de 100 pavihões, era promovido habitualmente em articulação com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), mas o processo negocial relativo à edição deste ano foi suspenso em fevereiro pela autarquia liderada pelo independente Rui Moreira, devido a um diferendo quanto aos custos da iniciativa.

 

Uma homenagem ao escritor e tradutor Vasco Graça Moura integra o programa que, além da venda de livros, conta ainda com “um festival literário” incluído numa programação cultural que terá um ciclo de cinema, um festival de “spoken words” ou exposições.

 

Gonçalo M. Tavares, José Pacheco Pereira, Pedro Mexia, Manuel Alegre, Rita Ferro, Valter Hugo Mãe, Francisco José Viegas, Clara Ferreira Alves, Gonçalo Cadinhe e Mário Cláudio, entre outros, estarão presentes nas dez mesas de debate organizadas.

 

Pela primeira vez, o evento foi aberto à participação de livrarias, alfarrabistas, editores e associações e cooperativas do setor, estando inscritas 72 entidades, distribuídas por 107 pavilhões, provenientes do Porto, Famalicão, Coimbra, Lisboa, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Braga, Óbidos, Silveira, Rio de Mouro e Viseu, por exemplo.

 

A Feira do Livro do Porto estará aberta de segunda a sexta-feira a partir das 16:00, sendo que ao sábado e ao domingo abrirá as portas às 12:00.

 

Por Lusa

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários