O stresse e a pressão que muitos pais exercem atualmente sobre os filhos, sobrecarregando-os com atividades extracurriculares, compromete o processo de aprendizagem dos alunos. O alerta é psicóloga e coach parental Cristina Valente que, em entrevista à revista Saber Viver, afirma mesmo que «crianças stressadas e sem autoestima não aprendem rigorosamente nada».

«Os pais armadilham os filhos com ferramentas, nomeadamente cursos, competências e um número exagerado de atividades extracurriculares e enganam-se quando dizem que os miúdos gostam de fazer tudo isso. Este comportamento impacta negativamente a autoestima da criança porque as suas rotinas não são respeitadas», refere a autora do livro «O que se passa na cabeça do meu filho?» .

«O excesso de atividades implica pais mais cansados e, portanto, menos disponíveis e com menos paciência para educar, bem como menos horas de sono para as crianças e este é um imperativo biológico que tem de ser respeitado», recomenda a especialista. «É uma pressão exagerada que se sente na saúde emocional e psicológica das crianças», considera mesmo, em jeito de crítica, Cristina Valente.