Em Portugal, morrem por ano, em média, 19 crianças por afogamento. Nos casos de sobrevivência, as crianças podem apresentar lesões neurológicas que acarretam danos que influenciam a sua vida e a família no futuro.

O afogamento na criança ou acidente por submersão é um acontecimento rápido e silencioso que ocorre, com frequência, em ambientes familiares, quando o adulto interrompe a vigilância. Piscinas, lagos de jardim, fontes, ou mesmo quantidades reduzidas de água como banheiras, baldes, alguidares ou poças de água, são locais de risco e um pequeno desvio de atenção pode ser fatal.

Outro dos acidentes caraterísticos desta época, que afetam adultos e crianças, são as queimaduras solares. A pele das crianças é mais frágil e, por este motivo, a exposição direta ao sol deve ser evitada entre as 11h e as 17h, devendo o protetor solar ser aplicado de duas em duas horas. É também importante manter as crianças hidratadas, pelo que é necessário que os pais incentivem os filhos a aumentar o consumo de líquidos durante esta estação.

Intoxicações alimentares

As intoxicações alimentares são um problema frequente nesta época, tornando-se fundamental controlar as condições dos alimentos. Deve optar-se por alimentos bem cozinhados, evitar alimentos com molhos ou cremes, no caso de dúvidas relativamente à sua conservação, e evitar saladas ou alimentos crus quando há dúvidas quanto à lavagem.

No caso de intoxicação alimentar, é importante beber muita água e seguir um regime durante uns dias, evitando alimentos ricos em gordura e preferindo alimentos com confeções simples, como cozidos ou grelhados, sem adição de molhos.

A Unidade de Atendimento Urgente dos Hospitais Lusíadas Faro e Albufeira funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano, sem exceção. Vocacionada para prestar atendimento em situações agudas, graves, urgentes e emergentes, esta Unidade tem por missão prestar auxílio imediato e é suportada por uma avançada capacidade tecnológica na realização do diagnóstico e tratamento.

Ainda no Algarve, a Clínica Lusíadas Forum Algarve disponibiliza um serviço de atendimento sem necessidade de marcação prévia na área da Pediatria.