Crianças do IPO-Porto invocam 25 de abril com exposição fotográfica

Exposição itinerante conta com a participação de várias personalidades que viveram a revolução

Assinalar os 40 anos do 25 de abril é o grande objetivo do Serviço de Pediatria do IPO-Porto ao desafiar 20 crianças e 20 personalidades portuguesas a invocarem ‘Liberdade’ através de fotografia. Deste desafio nasceu a exposição “40 ideias, 40 imagens” que vai ser inaugurada esta quarta-feira, 23 de abril, pelas 17h00, no Museu Militar do Porto, edifício da antiga PIDE/DGS.

 

Esta iniciativa pretende conjugar dois mundos diferentes no que respeita à interpretação da palavra liberdade: um que apresenta a visão das crianças e adolescentes que se confrontaram com uma doença grave e que se encontram em tratamento ou já o terminaram no Serviço de Pediatria do IPO-Porto; o outro que parte da visão de adultos com responsabilidades em áreas tão diversas como: saúde, educação, política, militar e cultura.

 

As 40 imagens que compõem a exposição resultam da conceção de cada participante sobre o significado de ‘liberdade’ captado através de fotografia.

 

Além das 20 crianças e adolescentes da Pediatria do Instituto, este projeto contou com a participação de Pedro Passos Coelho, António José Seguro, António Ramalho Eanes, Assunção Esteves, Augusto Baptista, Heloísa Apolónia, João Semedo, Jerónimo de Sousa, Jorge Sampaio, José Borges, José Carlos Santos, Armando Pinto, José M. Laranja Pontes, Maria José Ribeiro, Mário Nogueira, Mário Soares, Paulo Portas, Rui Moreira, Vasco Lourenço e Rosário Gambôa.

Exposição itinerante

A exposição ficará dois meses em exibição do Museu Militar do Porto e depois seguirá para o Museu dos Transportes e Telecomunicações, Nogueira do Cravo, terminando no IPO-Porto.

 

O Serviço de Pediatria do IPO-Porto recebe todos os anos cerca de cem crianças com patologia oncológica, apresentando uma taxa de sucesso que ronda os 75 por cento.

 

Por SAPO Crescer

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários