Numa iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica, as crianças dividem-se em vários grupos, estando umas a aspirar o chão, outras a limpar grafitis, outras vestidas de polícia a avaliar o comportamento dos comerciantes e as restantes a abordar as pessoas que passam na rua.

Aproveitando esta ação de sensibilização, com o mote “Um bairro limpo não é o que se limpa mais, é o que se suja menos”, a Junta de Freguesia de Benfica iniciou também a campanha “Toma lá o teu xixi”, com a aplicação de um produto repelente nas paredes mais escolhidas pelos prevaricadores.

“Queremos declarar guerra ao lixo, ao cocó dos cães, ao xixi, às beatas atiradas para o chão. Para isso precisamos da ajuda das pessoas”, disse a presidente da Junta, Inês Drummond (PS), acrescentando que o objetivo daquela iniciativa é “sensibilizar os moradores que um bairro mais limpo é sobretudo aquele que se suja menos”.

Presente na iniciativa, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina (PS), que também aspirou beatas, foi interrogado pelos pequenos agentes da PSP acerca do seu comportamento cívico, ouviu quem o abordava na rua com problemas e tirou fotografias.

Câmara investe 30 milhões em higiene e limpeza

Aos jornalistas, o autarca disse que a questão da higiene urbana o preocupa e lembrou que a Câmara está a fazer um investimento de 30 milhões de euros nessa área.

“Estamos a fazê-lo através de novos contentores de recolha, um grande investimento em novos camiões, um investimento em novas papeleiras”, resumiu. 

Fernando Medina frisou, no entanto, que “todo este esforço não será bem sucedido se não houver uma sensibilização das pessoas para a higiene urbana”. “A questão da higiene não é limparmos mais, é sujarmos menos e, se cada um tiver melhor consciência, mais respeito pelos outros e pela nossa vida em comum, acho que vamos ser mais bem sucedidos e ter a cidade mais limpa”, afirmou.

Depois de ter ajudado a fixar um placard numa parede a dizer “Parede à prova de xixi – esta parede tem um produto especial que devolve o xixi ao infrator”, o presidente terminou a visita com uma promessa num placard gigante que convidava as pessoas a assumirem um compromisso para terem um bairro mais limpo.

“Vamos pôr novos contentores para que não haja sacos do lixo no chão”, foi o compromisso assumido por Medina.