Crianças com alergia ou asma podem estar em maior risco para DDAH

Estudo apoia a crescente evidência de que existe uma ligação entre as doenças.

O número de crianças diagnosticadas com distúrbio de défice de atenção e hiperatividade (DDAH), alergia e asma está a aumentar. De acordo com um novo estudo, pode haver uma ligação entre o crescimento destas três doenças.

 

O estudo, publicado na edição de agosto da revista Annals of Allergy, Asthma & Immunology, a revista do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI), descobriu que há um aumento do risco de DDAH em rapazes que têm um historial de alergia ou asma.

 

«O DDAH, um distúrbio crónico de saúde mental, é mais comumente encontrado em indivíduos do sexo masculino, enquanto que a asma também é mais comum em rapazes do que em raparigas», disse Eelko Hak, autor do estudo. «Descobrimos que há um aumento do risco de DDAH em rapazes com historial de asma e um risco ainda mais forte associado à intolerância à lactose.»

 

O estudo acompanhou 884 rapazes com DDAH e 3.536 rapazes sem o distúrbio. Das crianças com DDAH, 34 por cento tinha asma e 35 por cento tinham uma desordem alérgica. O estudo sugere que os medicamentos utilizados para o tratamento destas condições podem ser associados a um risco aumentado de DDAH.

 

«São necessárias mais investigações para compreender por que parece haver um risco aumentado de desenvolvimento de DDAH em crianças com alergia e asma», disse Gailen Marshall, editor-chefe da revista Annals of Allergy, Asthma & Immunology. «Os medicamentos para estas doenças superam os riscos, e podem salvar vidas em algumas situações. O tratamento não deve ser interrompido, a menos que recomendado por um médico alergologista.»

 

De acordo com o ACAAI, a alergia e a asma podem ser observadas, frequentemente, em vários membros de uma família. Se ambos os pais têm uma alergia, a criança tem 75 por cento de probabilidade de ser alérgica. Se nenhum dos pais tem alergia, a probabilidade de uma criança desenvolver uma alergia é de apenas 10 a 15 por cento.

 

Os alergologistas também sabem que as alergias e a asma estão relacionadas. Estima-se que 60 a 80 por cento das crianças com asma também têm uma alergia. Apesar de a causa do DDAH ser desconhecida, os especialistas pensam que esta desordem também ocorre na família.

 

 

Maria João Pratt

artigo do parceiro:

Comentários