"É um projeto da maior importância, que visa dar a conhecer aos nossos jovens o nosso território e as nossas tradições, [bem como] perpetuar a nossa memória e suscitar nos jovens um sentimento de pertença e identidade concelhios", disse hoje na conferência de imprensa da apresentação do projeto, o presidente da autarquia, Vítor Pereira.

Lembrando que este concelho do distrito de Castelo Branco tem 550 quilómetros quadrados e que é fácil verificar que muitos covilhanenses não conhecem grande parte das localidades que o compõem, Vítor Pereira explicou que o projeto pretende que no futuro tal não aconteça.

"Queremos que os nossos concidadãos sejam cidadãos de pleno direito e para o serem, têm, antes do mais, de conhecer a sua história e a seu território", apontou.

O autarca referiu ainda que as visitas incidem essencialmente nas freguesias rurais, uma vez que é quase inevitável que as crianças já conheçam a sede de concelho.

A iniciativa, que se realiza já pelo terceiro ano consecutivo, prolonga-se entre março e junho, e abrangerá cerca de 800 crianças e as 21 freguesias do concelho, sendo que estão programadas 17 viagens.

Cada uma das visitas tem a duração de um dia e é programada pela junta de freguesia local, numa ação que permitirá ainda a interação com os habitantes, com as crianças e com as associações da localidade visitada.

Está ainda previsto que cada turma participante elabore um trabalho inspirado na experiência e no final será eleito o melhor.

Para a sede de concelho está programada uma festa de encerramento do projeto, a realizar no dia 07 de junho.