Um investigação conduzida por Carolyn Cates, do Departamento de Pediatria da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisou 500 mães e bebés de hospitais públicos.

Os 250 pares de mães e filhos foram acompanhados desde os 6 meses até aos 4 anos e meio. Durante esse processo, os investigadores analisaram a capacidade dos bebés perceberem palavras, bem como as competências precoces de literacia e leitura.

Os resultados foram comparados com a quantidade e qualidade da leitura partilhada, tal como o número de livros presentes em casa e os dias passados a ler.

No fim do estudo, os investigadores descobriram que a qualidade e quantidade da leitura tinham uma enorme influência no vocabulário e literacia da criança aos quatro anos mais tarde, como escrever o nome aos quatro anos.

"São resultados empolgantes porque sugerem que ler para crianças pequenas, mesmo quando se é bebé, exerce um efeito duradouro sobre a linguagem, literacia e competências precoces de leitura", conclui a investigadora.

O estudo foi apresentado este ano na Conferência das Associações Académicas Pediátricas.

Dicas para animar a rotina dos seus filhos