Esta proposta da companhia Musicalmente, de Leiria, vai para o 18.º ano de atividade, sendo destinado a bebés dos zero aos 5 anos e respetivas famílias.

Em 2017, entre os convidados contam-se nomes como Mário Laginha, Marta Miranda - vocalista dos OqueStrada - ou Surma, um dos novos valores da música nacional.

Paulo Lameiro, diretor da Musicalmente e criador dos Concertos para Bebés, explica que investe na preparação de cada programação anual os seus gostos pessoais: “O lado racional e pedagógico da programação nunca se sobrepõe ao simples prazer e gosto pessoal", porque "os bebés recebem mais do prazer e da energia de quem com eles comunica do que dos conteúdos musicais propriamente ditos".

Além dos espetáculos em Portugal, os Concertos para Bebés têm agendada "mais uma grande temporada no Brasil", sublinha o responsável pela companhia, além de estar marcada a estreia em Londres.

Estão também previstas coproduções com as orquestras sinfónicas de Bilbao e Castela Leão e um programa com bailarinos catalães para um festival em Barcelona.

Prestes a lançar a 18.ª temporada dos Concertos para Bebés, Paulo Lameiro considera que "conseguir manter um projeto com novos programas todos os meses ao longo de 18 anos ininterruptos, sem um único apoio ou subsídio do Estado, é uma vitória que enche de orgulho".

O programa de 2017 para Portugal abre em janeiro, com fado para bebés, com o guitarrista e a fadista Vânia Conde como convidados.

Em fevereiro, a música do Brasil chega aos Concertos para Bebés, com Fernanda Cabral como convidada.

Março revela os ambientes eletrónicos do projeto Surma, em que Débora Umbelino se junta à equipa da Musicalmente, como "A encantadora de sons".

"O bebé e as canções de Abril" é o mote para os concertos de abril, enquanto em maio o saltério da japonesa Yumiko Ishizuka estará no centro das atenções dos mais novos.

O didgeridoo de Rodrigo Viterbo vai recriar "Um aborígene sonhador" nos espetáculos de junho, enquanto em julho é o oboé de Simão Lameiro que dará música aos bebés.

Mário Laginha promete um "Piano de gatas" nos concertos de setembro, ao passo que "Ibéria de guitarra e flauta" levará o projeto Machina Lirica, de Pedro Rodrigues e Monika Streitová, para o centro do palco desta proposta para famílias.

A terminar o ano, Marta Miranda, vocalista dos OqueStrada, canta para os bebés em novembro e o cubano David Ramy embalará "Um Natal em Cuba" em dezembro.