Como fazer com que as crianças gostem de vegetais

Novo estudo revela dicas para aumentar o consumo de vegetais.

Um truque para fazer as crianças gostarem de vegetais é apenas continuar a oferecer -lhes uma variedade de vegetais, especialmente quando são menores de 1 ano de idade, e no seu mais período mais recetivo , sugere um novo estudo.

 

Os resultados mostram que quanto mais frequentemente um vegetal for oferecido à criança, mais estas tendem a gostar desse vegetal. Os investigadores também verificaram que as crianças entre os 6 e os 12 meses de idade eram mais propícias a gostar de vegetais do que as crianças entre os 2 e os 3 anos, de acordo com as informações fornecidas pelas mães.

 

A investigação «sugere que a oferta de uma maior variedade de legumes e mais frequentemente para as crianças entre os 6 e os 12 meses pode ajudar a promover o gosto por verduras e o seu consumo a longo prazo», afirma a equipa. Quando as crianças atingem um ano de idade, começam a rejeitar novos alimentos, segundo os autores do estudo.

 

Os investigadores também descobriram que o gosto das crianças por um determinado vegetal estava relacionado com a frequência de consumo desse vegetal por parte das mães. Esse gosto manifestado pelas crianças não parece estar relacionado com métodos de preparação dos vegetais.

 

O elevado consumo de frutas e vegetais tem sido associado à diminuição do risco de desenvolvimento de doenças, incluindo certos tipos de cancro, doenças cardíacas, obesidade e diabetes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas consumam pelo menos 400 gramas diários de frutas e legumes. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde recomenda um consumo mínimo diário de cinco porções de frutas e legumes.

 

Estudos anteriores demonstraram que comer vegetais frequentemente e consumir uma variedade deles cedo na infância contribui para hábitos alimentares mais saudáveis que continuam na idade adulta, afirmam os investigadores.

 

 

Maria João Pratt

artigo do parceiro:

Comentários