Coimbra investe 1,5 ME em centro escolar com capacidade para 150 alunos

A obra do Centro Escolar do Loreto, em Coimbra, com um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, foi hoje consignada, estando previsto que o futuro estabelecimento possa acolher 150 alunos do pré-escolar e 1.º ciclo.

O novo centro escolar, que vai permitir "quadruplicar o número de alunos" em comparação com aqueles que hoje estão na Escola Básica do Loreto, vai ter duas salas de aula para o pré-escolar, quatro para o ensino básico e duas para crianças com necessidades educativas especiais, uma biblioteca, um campo de jogos, dois recreios (um deles coberto), área para atividades de expressão plástica e refeitório, informou o município.

Apesar de a obra ter sido hoje consignada, ainda não está definida a solução transitória para os 38 alunos que frequentam a escola básica, havendo a possibilidade de colocação de contentores, que não agrada ao presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.

O município está a pensar numa "alternativa", podendo esta passar pela ocupação das instalações da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, que fica próxima da escola intervencionada, informou o autarca.

Manuel Machado afirmou, ainda, que o município está a "procurar que [o centro escolar] seja cofinanciado por fundos comunitários".

A construção do Centro Escolar do Loreto tem um prazo de execução de um ano e vai consistir na remodelação de um dos edifícios existentes da Escola Básica do Loreto, demolição de outro imóvel e construção de novas infraestruturas, permitindo a ampliação do espaço.

O futuro edifício onde vão ficar a maioria das funcionalidades vai ter dois pisos e vai estar dotado de elevador, de forma a garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência motora.

O vereador Jorge Alves, também presente na cerimónia da consignação da obra, sublinhou que "nenhuma escola vai fechar" devido à criação do centro escolar.

O Centro Escolar do Loreto vai servir "parte" dos alunos de Eiras, Adémia e Trouxemil.

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários