Cem jovens vão cantar pelo Porto no Dia Mundial da Música

Dois grupos de cerca de 50 jovens com mais de 14 anos provenientes de cinco escolas vocacionais de música vão animar o Porto

Cerca de 100 jovens, em alguns casos acompanhados pelos pais, vão cantar pelo Porto durante quarta-feira, Dia Mundial da Música, numa iniciativa do Serviço Educativo da Casa da Música, disse hoje o coordenador.

O evento “Canto em Cada Canto” vai decorrer entre as 10:00 e as 16:00 de quarta-feira, com dois grupos de cerca de 50 jovens com mais de 14 anos provenientes de cinco escolas vocacionais de música, explicou o coordenador do Serviço Educativo da Casa da Música, Jorge Prendas, numa conferência de imprensa sobre a programação do último trimestre da instituição.

Os ensaios decorreram ao longo de dois fins de semana, depois de um repto lançado no começo do mês, e incluíram ainda um grupo de entre 15 a 20 pessoas maiores de idade, na maioria do Coro de Pais do Conservatório de Música do Porto, uma das escolas envolvidas.

Jorge Prendas lembrou que muitas escolas têm dificuldades nesta altura do ano devido aos eventuais atrasos no arranque das aulas e à falta de colocação de professores, pelo que elogiou a disponibilidade mostrada pelas academias de música de Costa Cabral, Paredes, Valentim de Carvalho e Vilar Paraíso, para além do Conservatório do Porto.

“Pedi-lhes para serem um bocadinho subversivos e cantarem onde lhes apetecer”, disse o coordenador do Serviço Educativo da Casa da Música, que acrescentou que isto pode significar que, na quarta-feira, se ouvirá cantar “dentro de uma carruagem do Metro ou algures em Santa Catarina”.

O dia termina às 19:00, na sala Suggia da Casa da Música com "Vozeando", onde o grupo de 100 vozes, agora reunido, vai ter um "repertório só para [si]".

Por Lusa

artigo do parceiro: Nuno Noronha

Comentários