A MTW – Media Training Worldwide, com a chancela da Direção-Geral da Educação e do Ministério da Educação, realizou durante nove meses junto de 32 alunos e professores um estudo de caso no âmbito projeto "Inspirar Motivar e Levar à Ação".

O Ministério da Educação avaliou com um parecer favorável e está interessado em “passar a uma segunda fase de experimentação, envolvendo mais professores, no sentido de pilotar um processo de formação de formadores, em algumas escolas” segundo parecer oficial.

O caso de estudo foi implementado em duas escolas (privada e pública), Escola de Vialonga e o Colégio Cesário Verde de Lisboa, e durante nove meses 16 alunos e 16 professores tiveram oportunidade de treinar e desenvolver as suas competências de comunicação oral e interpessoal, através de metodologias de treino que são também utilizadas com executivos de topo e medir o impacto das mesmas nos alunos e professores, e curiosamente nos pais também.

Capacitar as crianças através da comunicação e oralidade irá ajudá-las desde cedo a:
• Reduzir a sua vulnerabilidade a ambientes de risco;
• Aumentar a autoestima;
• Promover a compreensão do outro;
• Melhorar o desempenho escolar e consequentemente a diminuição do abandono escolar.

Desta experiência salienta-se:
1. Para os professores participantes no estudo:
a. Uma maior consciência da necessidade de trabalhar a comunicação diretamente com os pares e alunos e não tanto com os Encarregados de Educação.
b. “Dar espaço aos alunos para que se expressem” passou para prioridade.
c. Dos professores estudados, 75% adequou ou alterou estratégias em sala de aula, sobretudo na otimização dos recursos e dos alunos, com vista a aceleração de resultados.

2. Para os alunos participantes no estudo:
a. A forma como comunicam com os professores na sala de aula ganhou mais importância.
b. O aumento da eficácia da sua comunicação na sala de aula com o professor, traduzido num aumento de 58% para 84%.
c. O facto de 43% dos alunos afirmar que comunica melhor, agora, com os professores.

3. Para os Encarregados de Educação:
a. Oitenta e sete por cento (87%) considerou que o seu filho/a melhorou a sua capacidade de comunicar.
b. Oitenta e um por cento (81%) constatou que houve uma mudança na forma como os seus filhos se relacionam com as outras pessoas.
c. Oitenta e um por cento (81%) referiu ter observado alterações no comportamento dos filhos.

Podem sumariar-se assim os benefícios do treino da comunicação oral e interpessoal na escola:

Para o professor:
• Maior autoconhecimento do professor enquanto indivíduo;
• Um maior conhecimento da diversidade na sala de aula;
• Ter conhecimento das ferramentas que os professores têm ao dispor para lidar com essa diversidade.
• Criar uma melhor relação entre aluno/professor.
• Melhorar a qualidade do relacionamento com os colegas.

Para o aluno:
• Trabalhar o aluno enquanto pessoa individual e não como “mais um aluno”;
• Ganhar a capacidade de se exporem perante os outros;
• Melhorar a capacidade de expressão oral e falar em público.
• Entender e perceber o outro;
• Aumentar a confiança;
• Aumentar a autoestima;
• Treinar para o futuro.

Assim, deste estudo de caso foram retiradas 3 grandes conclusões:
• O AUTOCONHECIMENTO DO ALUNO AUMENTOU as suas competências sociais, o que potencia a autoestima, a autoconfiança e a segurança;

• Uma NOVA PERSPETIVA de olhar a sala de aula permitiu aos professores inovar, repensar metodologias, estratégias e recursos, e, assim, descobrir como adaptar a sua forma de comunicar em sala de aula, para alcançar mais alunos e potenciar o seu sucesso escolar;

• INTEGROU a comunicação interpessoal e oral no contexto escolar, o que é necessário para todos. Professores, pais e alunos, foram impactados por esta nova forma de saber: comunicar, ser, fazer, partilhar e cooperar, o que deixará uma marca para o resto das suas vidas e nas vidas dos que os rodeiam.

Foram várias as aprendizagens retiradas deste estudo, nomeadamente, que o acompanhamento aos professores e alunos, numa temática como esta, deve ser feito de forma mais constante e próxima.

Aprendeu-se que 9 meses, traduzidos em 32h para os professores e 18h para os alunos, não foram suficientes para aprofundar as temáticas abordadas e daí algumas questões poderão ter ficado incompletas. Aprendeu-se, ainda, que um trabalho como este requer investimento, não só de tempo, mas financeiro e emocional.

Em termos de estratégia a MTW tem um projeto que prevê a formação de professores por todo o país de forma sustentável e durável. É preciso, no entanto, mais apoio institucional e financeiro.

Foi unânime o sentimento de necessidade de continuar e aprofundar esta iniciativa. Todos os inquiridos (professores, alunos e Encarregados de Educação) recomendaram e voltavam a participar.