Pedro Ribeiro explicou que, no âmbito de uma política iniciada há uma década pelo município com o projeto "Almeirim on bike", o executivo decidiu alargar o programa de venda de bicicletas a custo reduzido aos mais pequenos, “porque é de pequeno que se aprende” e só com o uso frequente e alargado deste meio de transporte será possível cumprir as diretivas europeias relativas à mobilidade e à redução do dióxido de carbono.

“Verificámos que cada vez há mais miúdos que não sabem andar de bicicleta. Este programa é um incentivo a que aprendam”, afirmou.

Numa primeira fase, o município disponibiliza 50 bicicletas e respetivo capacete a um custo de 99 euros, definido após uma consulta ao mercado, procurando uma boa relação qualidade/preço, adiantou.

No âmbito do projeto "Almeirim on bike", o município vendeu já cerca de 800 bicicletas e mantém ativo um programa de empréstimo gratuito de bicicletas, o "Al Gira", além da aposta feita nos últimos anos na construção de vários quilómetros de ciclovias.

Com larga tradição no uso da bicicleta, o concelho de Almeirim é o 16.º do país com mais bicicletas per capita e apresenta um uso em pequenas distâncias (como no percurso casa/trabalho) seis vezes superior à média nacional, fatores que o município quer aproveitar para incentivar a mobilidade.

Pedro Ribeiro afirmou que a Câmara de Almeirim quer formalizar a adesão ao projeto da Federação Portuguesa de Ciclismo “A bicicleta vai à escola”, num acordo que está a ser preparado para envolver os municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), à qual preside.

Também ao nível da CIMLT, vários municípios da região têm, no âmbito dos respetivos planos estratégicos de desenvolvimento urbano, na vertente da mobilidade, projetos para incentivar a partilha gratuita de bicicletas, adiantou.